Rio Poti deve atingir cota de inundação em Teresina nesta segunda-feira
O rio Poti deve ultrapassar a cota de inundação em Teresina nas próximas horas desta segunda-feira. De acordo com informações do Sistema de Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil, à s 11h, o nÃvel do rio na capital já alcançava a marca de 9,67 metros, apenas 33 centÃmetros abaixo da cota inundação (10 metros).
O aumento do nÃvel acontece após as fortes chuvas que caÃram na capital e na região Norte do Piauà nos últimos dias.
O rio Poti superou a cota de alerta em Teresina nas primeiras horas desta segunda-feira (07). De acordo com o monitoramento do Serviço Geológico do Brasil, o nÃvel atual na estação Fazenda Cantinho é de 9,09 metros, 9 centÃmetros acima da cota de alerta (9 metros).
O aumento do nÃvel é explicado pelas fortes chuvas que caÃram nos últimos dias, principalmente em municÃpios da região Norte do PiauÃ, o que acabou contribuindo para o aumento das águas
“A gente observou, nesse último final de semana, um aumento muito grande das chuvas nessa região mais ao norte do estado do PiauÃ, principalmente na bacia de contribuição do rio Poti. Isso fez com que ele se elevasse mais de 6,50 metros, com tendência de continuar subindo nas próximas horasâ€, explicou o engenheiro Roberto Fernandes, da CPRM.
Ainda segundo o monitoramento, a tendência é que o nÃvel das águas do Poti continue a subir em Teresina, uma vez que a previsão é de mais chuvas nos próximos dias.
“Há o risco, efetivamente, da gente ter algum problema no Poti nos próximos dias, porque a previsão de chuvas muita intensa continuaâ€, destacou.
O aumento do nÃvel do nÃvel do rio Poti acabou alagando parte da estrutura do recém inaugurado Parque da Criança, na zona Leste de Teresina. A área do pÃer do parque acabou ficando isolada após o acesso ficar completamente alagado.
Em outros pontos da capital também já há registros de problemas ocasionados pelo aumento das águas do rio
Barras
Em Barras, o nÃvel do rio Marathaoan observado no momento é de 3,90 metros , superando em 20 cm a cota de alerta (3,70 m), sendo prevista estabilização do nÃvel nas próximas 8 horas para valores em torno de 3,90 m, continuando em cota de alerta.
Esperantina
Já o rio Longá em Esperantina tem cota atual de 5,99 metros, devendo atingir nas próximas 8 horas valores em torno de 6,01 metros, devendo continuar em cota de atenção.
Luzilândia
Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio ParnaÃba é de 4,38 metros, com valor de previsão para as próximas 12 horas de 4,47 metros, 47 cm acima da cota de atenção (4,00 m), portanto em cota de atenção.
Alerta
Por causa do aumento do nÃvel dos rios, o Serviço Geológico do Brasil também emitiu alerta à s autoridades a respeito dos riscos e impactos da situação.
"Tendo em vista o quadro de elevação do nÃvel do rio Poti em Teresina e a continuidade do nÃvel em situação de alerta do rio Marathaoan em Barras, solicitamos que os órgãos competentes se mantenham alertas quanto as ações de remediação a serem adotadas caso necessárias", informou a CPRM.